terça-feira, 8 de abril de 2008

CEJA – Uma nova experiência, um novo olhar


O CEJA Cosme Alves de Lima inaugurou em 2006 uma nova forma de facilitar o acesso a escola para o público de Jovens e Adultos do município de Jaguaribe, o ensino semipresencial modular coletivo e em local próximo as residências dos alunos. Iniciamos firmando uma parceria com a SME, através da EEF Franklin Monteiro, que nos cedeu uma sala onde funciona uma turma de EJA Ensino Médio, hoje com 55 alunos, alguns deles já terminando a última disciplina do currículo. É a nossa turma pioneira e da qual muito nos orgulhamos, porque tem dado certo e principalmente porque tem correspondido com a expectativa dos alunos e atendido as suas necessidades de aprendizagem.
Mas, nós não paramos por aí. Demos um salto maior e chegamos até o município de Jaguaretama onde também em parceria com a SME, daquele município, implantamos salas de EJA Fundamental e Médio semipresencial, a fim de atender a clientela alvo dos diversos rincões da Jaguaretama. Temos hoje o apoio total da 11.ª CREDE que nos conduz mensalmente àquele município, a fim de coordenarmos os trabalhos, além de que desde o ano próximo passado, a CREDE lotou um professor em cada área do conhecimento para as devidas orientações aos estudantes daquele pólo. Não poderíamos, no entanto deixar de parabenizar a SME de Jaguaretama pela iniciativa de proporcionar o Ensino Básico a seus munícipes, que por uma razão ou outra não tiveram essa oportunidade na idade certa e a qual no início do curso, arcava com todas as despesas de viagens dos nossos professores de Jaguaribe para Jaguaretama, além de nos ceder alguns dos seus professores para atendimento aos alunos semanalmente.
Neste ano de 2008, demos mais um passo a frente. Em parceria com a EEIEF Luiza Távora, outra escola jurisdicionada a SME de Jaguaribe, através de contatos com a Diretora, Prof.ª Lenimar Diniz Távora Diógenes, implantamos mais duas salas de Ensino Fundamental e Médio semipresencial, em outro bairro de Jaguaribe. Atendemos uma média de 60 alunos naquele bairro.
Como o leitor pode perceber, o CEJA está indo ao encontro daquele aluno, jovem, senhor ou senhora, que já cansado(a) de uma dia de labuta, não tinha ânimo de caminhar até o outro lado da cidade para continuar e completar a sua formação básica. E nós resolvemos e fomos até ele, até quase a sua casa.
E nós temos ainda outros projetos que, quando efetivados, contaremos neste mesmo informativo.
Concluímos agradecendo a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Jaguaribe, na pessoa da Secretária professora Iolanda Maria de Assis Dantas que muito tem nos apoiado nessas empreitadas, bem como a nossa Coordenadora da CREDE, prof.ª Elizabete Araújo e equipe, por ter visto o CEJA com um novo olhar e, em tão pouco tempo de gestão, ter contribuído de maneira significativa para o nosso crescimento, aperfeiçoamento e, especialmente, colaborando com a melhoria da oferta de ensino para a nossa clientela.


Jacinta Lúcia

(Matéria publicada no "Caderno de Notícias" - Destaque! - da 11.ª CREDE - Jaguaribe - Ano II, Edição n.º 02 de 24 de março de 2008)

Nenhum comentário: